quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Coincidentia oppositorum (1)


No começo, bom, no começo, no comecinho de tudo, ninguém (nenhum humano) esteve lá e portanto, no fundo, não sabe nada.


Comecinho quer dizer, antes do tempo. Ou será antes da eternidade, antes do infinito?


Por isto, muitos filósofos dizem que existia o Nada. Contrasenso total, pois, justamente, nada é aquilo que não existe, mas enfim .... eles forem homens de muito estudo e meditação, e portanto vamos ter que dar algum crédito ...

Bom, voltemos ao Começo onde existia o Nada. Para que o mundo se manifestasse, foi preciso, segundo estes filósofos que o Nada se subdividisse (imagine dividir o Nada!) e se criou a Polaridade.

Lindo, a Polaridade se criou sozinha? Ou então, Algo criou a Polaridade? Pois se Algo criou a Polaridade, então não era o Nada que havia no Começo, havia o Algo.

Nos advertem os filósofos e os grandes religiosos que nossa lógica é muito pequenina e não pode abarcar estes conceitos e que a rigor, não tem condições para avaliar/julgar estas coisas. Uma coisa, eu garanto : a minha lógica, definitivamente, não chega lá. Mas vou tentar manter meu espírito aberto ....

3 comentários:

Antônio disse...

Ao invés da luz lançaste as trevas... Devemos ignorar o NADA e expandir o ALGO?

Polemikos disse...

Ah! Com que então, andaste lendo história das religiões .... pois é isto que vou comentar no próximo capítulo .... de luz e de trevas .... e da expansão do Algo.

Antônio disse...

Aguardo o próximo cápítulo. Tá demrando, não precisa caprichar tanto...