terça-feira, 23 de outubro de 2007

Há cultura ... e cultura

Recuperado de blog anterior

Como toda palavra, a palavra cultura é algo muito traiçoeiro.

Cultura pode ser simplesmente o status quo cultural de uma região ou época ou grupo (como quem diz, a cultura da Namíbia, ou a cultura do século XVI ou a cultura interna da General Motors).

Cultura pode significar o apanágio de desenvolvimento e avanço cultural. Quando se diz : Fulano é um homem de cultura, a gente quer dizer que fulano é uma pessoa de grande erudição, saber, preparo pessoal, alguém superior, alguém interessado nas coisas do intelecto e do espírito.

Cultura pode tambem ser cultura popular. Algo que surge espontaneamente do povo, normalmente das camadas menos desenvolvidas ou educadas, que se manifesta em costumes, tradições, culinária e artesanato, principalmente no grosso mesmo da população ... e tambem em formas variadas de artes, musicais ou plásticas, caracteristicamente por artistas (legítimos) mas sem formação acadêmica. Mas não é cultura de vanguarda, embora, por provir das profundezas da alma de um povo, o define de forma bastante peculiar e lhe dá suas características únicas e diferenciadoras de outros povos.

Assim como não é de vanguarda a cultura de massa. Hoje bastante globalizada, a cultura de massa é promovida pela assim chamada "indústria cultural", a indústria de comunicação de massa (televisão, rádio, jornais, revistas, livros de sucesso, etc ...). A indústria cultural está interressada em audiência (que se transforma em lucro) e portanto, vai dar ao seu público, o que o público quer ver, ler, etc ... na maioria das vezes, um monte de banalidades de fácil absorção, violência, sexo gratuito, esperança fácil, .... e entorpecimento garantido. Não deixa de ser uma cultura "popular", já no sentido de popularidade.

As vezes, cultura popular e cultura de massa se mesclam num pacto um tanto preocupante (para não dizer sinistro em suas consequencias), para manter o avanço cultural em cheque. Qualquer pessoa do mundo acadêmico deveria sentir calafrio ao observar o que está acontecendo em termos de retrocesso cultural.

3 comentários:

marianicebarth disse...

E também curtura...

Polemikos disse...

É esta curtura que se espalha cada vez mais e é cada vez mais valorizada ...
Tente manter um papo inteligente e veja as reações das pessoas, entre enjoadas e até quase hostis!

marianicebarth disse...

Quando isso acontece, saio da conversa e dou um jeito de ir bem longe. Mas você sabe de uma coisa? As pessoas não gostam de ouvir, mas apenas de falar. Dificilmente eu falo numa roda que não conheço. Pessoas gostam de falar sobre si mesmas ou de ouvir coisas sobre elas.
A arte da conversa é muito interessante.