segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Sobre Política ...

.
Minha opinião não é propriamente edificante e certamente não elogiosa, nem para a atividade nem para a classe política. De todos os lugares e de todos os tempos, diga-se de passagem. Mas apesar desta afirmação, acho tudo que acontece na política, como perfeitamente natural.
.
Vou tentar explicar. Extrai de uma enciclopédia a definição de que a política é "a ciência e a arte do poder". Cito esta definição com bastante ironia : não acho que a política seja uma Ciência digna do nome, e certamente, não tem nada parecido com a sublimidade da Arte. Sim, haverá técnicas (ou melhor dizendo subterfúgios) que se aprendem em corredores, observando os mais velhos ou conseguindo sobreviver .... Mas chamar esta "tecnologia" de ciência e arte, eu diria que é mais uma manobra "política" tentando dar um valor a esta atividade milenar!!
.
Mas não resta a menor dúvida que a busca do poder é o objetivo fundamental e primordial dos políticos, e de como consegui-lo e mantê-lo acima de qualquer outra coisa. Não tem a nada a ver com ética, moral ou humanidade. Ou serviço ao povo ou à Nação. A ambição do político não é trabalhar ou lutar para produzir resultados para seu pais. A ambição do político é lutar para se manter no poder.
.
Os políticos vivem e sempre viveram do expediente básico de conseguir resultados, independente de moralidade ou coerência (é uma atividade extremamente pragmática a política). Na sua busca de poder, tudo é válido. Crimes, assassinatos, tramóias financeiras, traições, etc .. A História está repleta de exemplos. Obviamente, obter recursos e dinheiro é fundamental para manter e firmar o poder. Outra vez, por quaisquer meios. De preferencia, os mais fáceis> Por exemplo, a corrupção, ao nível político, é muitíssimo comum : basta acompanhar os noticiários políticos internacionais.
.
Deturpação ou manipulação de fatos, então, é apenas uma brincadeirinha! Mentir só é errado, se você for pego! Ou não conseguir enrolar! Vale tudo. Até a aparência da honestidade, do trabalho em favor do povo, e inclui sobretudo as promessas de campanhas, as ideologias e os acordos partidários. Nada disto, em si, tem a menor importância, o que importa é quanto vai contribuir para conseguir ou manter o poder. Será esquecido na primeira oportunidade em que se perceber que não vai contribuir para o objetivo fundamental. Promessas de campanha e plataformas partidárias são para angariar votos. Angariou votos, pronto, joga-se no lixo.
.
Não estou me referindo a nenhum partido em particular. Vale para todos. Não estou me referindo a nenhum país. Vale para todos. Vale para os quadros das igrejas também, na medida em que se envolvem na política.
.
Os que entram na política com boas intenções e não entram na roda, serão rapidamente evictos, retirados do jogo.
.
Já me foi dito que existem exceções. Não conheço e eu até me atreveria a dizer que estas exceções são pessoas que disfarçam melhor que a maioria, que conseguem transmitir eficientemente uma imagem positiva e simpática, que tem mais traquejo, que não entram em acordos facilmente porque sabem que seus "aliados" os trairão na primeira oportunidade que lhes for de interesse. Ou se entram em acordos, o fazem de uma maneira que não poderão ser revelados.
.
Sim, eu acredito na generalização da canalhice no ambiente político!! Porque, em minha visão, a política é podre em sua base estrutural intrínseca, de por sua própria natureza.
.
Agora, resta uma pergunta inteligente que um amigo ponderado me fez : Qual é a alternativa?
Não tenho resposta (ele também não, por sinal) e realmente, não faço idéia. Parece óbvio que os homens precisam de alguma forma de auto-administração para continuar vivendo em sociedade. E que portanto continuaremos a ter governos e políticos.
.
Falar em rearmamento moral, que seria uma solução, é muito poético já que a Humanidade está muito longe de ter condições para um progresso moral efetivo.
.
Houve uma época em que havia grupos defendendo o anarquismo como sistema de governo (Aurélio = teoria política que preconiza a substituição do Estado pela cooperação de grupos associados.). A primeira vista, isto me parece igualmente ineficaz e duvido que possa funcionar .... a prova é que ninguém conseguiu implantar, até hoje.
Se bem que pela desorganização, alguns governos não ficam muito longe da anarquia! {risos}

2 comentários:

marianicebarth disse...

Meu Deus, Polemikos! Nada entendo de política no sentido de escaneá-la, como você fez tão bem. Só não gosto e pronto. Você citou os motivos. Acho que é isso mesmo. Só o Shiost para emparelhar com você neste assunto...

Polemikos disse...

A nossa inteligência foi feita para confirmar o que nosso coração sabia desde o começo.